Natal japonês: uma mistura de Dia dos Namorados e aniversário

christmas

Está chegando uma das datas festivas mais tradicionais no Ocidente – o Natal – e bate uma curiosidade para saber como os japoneses comemoram este dia.

Primeiramente, é importante considerar que os japoneses, em sua esmagadora maioria, são xintoístas ou budistas e, portanto, sua religião não fala a respeito de Jesus Cristo, manjedoura nem Papai Noel.

Sendo assim, até a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos introduziram a ideia do Natal no Japão, Papai Noel era um ser totalmente desconhecido para a população em geral.

Com a influência americana decorrente do período pós-guerra e da difusão de culturas através da Internet, o Natal passou a ser popularizado no Japão, principalmente pelos comerciantes, que aproveitam o fato de os empregados ganharem bônus de fim do ano (que chegam, muitas vezes, a três vezes o salário do mês) para enfeitar suas lojas e fazer promoções de todo o gênero para atrair os clientes e alavancar suas vendas.

Contudo, mesmo nos dias de hoje, o Natal não é feriado no Japão (ou seja, todo mundo trabalha no dia 25 de dezembro) e é comemorado de uma maneira muito particular: ao invés de passar a ceia com a família, os jovens comemoram como uma espécie de Dia dos Namorados, saindo com seus parceiros para jantar fora e trocando presentes entre si; outros fazem um jantar bem informal, reunindo familiares e amigos, em que o ponto alto da festa é o “Kurisumasu keeki” (do inglês, “Christmas cake”, ou seja, bolo de Natal), tal qual ocorre em um aniversário.

Apesar de não ser originário da cultura japonesa, o Papai Noel – lá conhecido como “Santa-san” (do inglês, “Santa Claus”) – é bastante comum na decoração e nas lojas, sendo bastante comum encontrá-los nas ruas mandando tchauzinhos. A única diferença é que os de lá têm olhinhos puxados!

Assim, seja à moda americana ou japonesa, o Natal é comemorado nos lugares mais diferentes do mundo e é uma data muito especial, que une as pessoas que se amam.

A Yatta Artes Orientais deseja a todos um Feliz Natal ou, como dizem os japoneses, “Meeri Kurisumasu”!!!

Para mais curiosidades, acessem a página Yatta Artes Orientais no facebook (link https://www.facebook.com/pages/Yatta-Artes/1422038768008720?fref=ts ) e nossa loja virtual na likestore (link https://www.facebook.com/pages/Yatta-Artes/1422038768008720?id=1422038768008720&sk=app_206803572685797).

Fontes: http://www.nippobrasil.com.br/especial/580.shtml e http://tabibitosoul.com/2012/12/17/o-natal-no-japao/

2 thoughts on “Natal japonês: uma mistura de Dia dos Namorados e aniversário

  1. Olá, equipe do Yatta-Artes. O artigo ficou bem bacana. Obrigada pelos créditos. Se precisar da minha colaboração para alguma coisa relacionada ao Japão, pode contar comigo. Um grande abraço!

  2. Olá, Juliana. Agradecemos pelo elogio. Temos fascínio pela cultura japonesa e, de alguma forma, tentamos compartilhar um pouquinho dela para as pessoas de todo mundo, como forma de perpetuá-la. Se puder, ajude a divulgar nosso blog e nossa página no facebook. Para 2014, teremos muitas novidades, então fique de olho! Abraços, equipe Yatta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *