Monthly Archives: December 2013

Natal japonês: uma mistura de Dia dos Namorados e aniversário

christmas

Está chegando uma das datas festivas mais tradicionais no Ocidente – o Natal – e bate uma curiosidade para saber como os japoneses comemoram este dia.

Primeiramente, é importante considerar que os japoneses, em sua esmagadora maioria, são xintoístas ou budistas e, portanto, sua religião não fala a respeito de Jesus Cristo, manjedoura nem Papai Noel.

Sendo assim, até a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos introduziram a ideia do Natal no Japão, Papai Noel era um ser totalmente desconhecido para a população em geral.

Com a influência americana decorrente do período pós-guerra e da difusão de culturas através da Internet, o Natal passou a ser popularizado no Japão, principalmente pelos comerciantes, que aproveitam o fato de os empregados ganharem bônus de fim do ano (que chegam, muitas vezes, a três vezes o salário do mês) para enfeitar suas lojas e fazer promoções de todo o gênero para atrair os clientes e alavancar suas vendas.

Contudo, mesmo nos dias de hoje, o Natal não é feriado no Japão (ou seja, todo mundo trabalha no dia 25 de dezembro) e é comemorado de uma maneira muito particular: ao invés de passar a ceia com a família, os jovens comemoram como uma espécie de Dia dos Namorados, saindo com seus parceiros para jantar fora e trocando presentes entre si; outros fazem um jantar bem informal, reunindo familiares e amigos, em que o ponto alto da festa é o “Kurisumasu keeki” (do inglês, “Christmas cake”, ou seja, bolo de Natal), tal qual ocorre em um aniversário.

Apesar de não ser originário da cultura japonesa, o Papai Noel – lá conhecido como “Santa-san” (do inglês, “Santa Claus”) – é bastante comum na decoração e nas lojas, sendo bastante comum encontrá-los nas ruas mandando tchauzinhos. A única diferença é que os de lá têm olhinhos puxados!

Assim, seja à moda americana ou japonesa, o Natal é comemorado nos lugares mais diferentes do mundo e é uma data muito especial, que une as pessoas que se amam.

A Yatta Artes Orientais deseja a todos um Feliz Natal ou, como dizem os japoneses, “Meeri Kurisumasu”!!!

Para mais curiosidades, acessem a página Yatta Artes Orientais no facebook (link https://www.facebook.com/pages/Yatta-Artes/1422038768008720?fref=ts ) e nossa loja virtual na likestore (link https://www.facebook.com/pages/Yatta-Artes/1422038768008720?id=1422038768008720&sk=app_206803572685797).

Fontes: http://www.nippobrasil.com.br/especial/580.shtml e http://tabibitosoul.com/2012/12/17/o-natal-no-japao/